SEJA BEM VINDO, BAIXE OS MP3, PDF´S, ASSISTA OS VÍDEOS E SEJA MAIS UM SEGUIDOR DESTE BLOG, ESPERO QUE ENCONTRE O REAL ENTENDIMENTO DOS DONS EXTRAORDINÁRIOS ASSIM COMO A VALORIZAÇÃO DA "SOLA SCRIPTURA".

Daniel 9:24
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.

BONS ESTUDOS E NÃO ESQUEÇA DE BAIXAR O MAIOR NÚMERO DE ARQUIVOS QUE PUDER, LEIA, ESTUDE, MEDITE, ORE, CONGREGUE E SEJA CONSTANTE NA OBRA DO SENHOR!
MUITO OBRIGADO!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

(A Língua dos Anjos)


"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. (2) E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." (I Coríntios 13:1-2 ACF 1)

A. 1. Introdução

A questão da existência ou não de uma língua falada pelos anjos é uma questão interessante e que merece uma atenção especial de nossa parte.
Há consenso entre os cientistas que uma das formas mais simples de se reconhecer a presença de inteligência em uma determinada espécie, e qual é o seu nível de desenvolvimento, é através da existência ou não de comunicação entre os indivíduos desta espécie. Quanto mais complexa for esta comunicação, maior é a inteligência atribuída aos que a executam.
Por exemplo, os golfinhos são reputados como tendo grande inteligência, e isto pode ser verificado através do fato deles se comunicarem entre si através de um complexo sistema de sons. Ainda não foi possível à ciência desvendar sua língua, mas, é possível determinar com precisão que é bastante complexa, composta de diversas estruturas construtivas que formam seu padrão de comunicação.

A.2. A Existência da Língua dos Anjos

Verificamos através da Palavra de Deus que os anjos são seres de grande inteligência, capazes de executar tarefas extremamente complexas, capazes de falar aos homens não importando qual a língua da pessoa com quem estão falando, enfim, seres que são poderosos também em seus atributos intelectuais. Assim, usando de raciocínio semelhante ao anteriormente apresentado, entendemos que os anjos têm uma ou mais línguas próprias, através das quais se comuniquem entre si. Também através deste mesmo raciocínio, podemos ter certeza de que é extremamente rica e complexa.
Não queremos entrar no mérito de serem estas línguas mais complexas que as línguas humanas, mas, podemos ter absoluta convicção de que elas têm pelo menos o mesmo nível de complexidade da mais simples língua humana existente, pois, menos que isto, impediria a comunicação dos anjos com os homens, além do que, denotaria uma falta de desenvolvimento intelectual por parte dos anjos, o que sabemos pela Palavra de Deus não ser verdade.

A.3. O que o apóstolo Paulo estava dizendo

O apóstolo Paulo, em seu texto em I Coríntios 13, está exortando aquela Igreja, que em uma demonstração de falta de Cristianismo, estava falando em vários idiomas desconhecidos por aquelas pessoas, afrontando com isto os que eram indoutos e aqueles que procuravam a Igreja a fim de conhecer a mensagem do Evangelho.
Algumas coisas ficam claras por parte do texto:
O apóstolo Paulo não falava línguas de anjos. Isto fica indicado pelo condicional da frase: "Ainda que eu falasse." Mesmo na possibilidade (que não havia) de alguém falar as línguas faladas pelos anjos ao se comunicam uns com os outros, ainda assim, sem amor, não teria qualquer valor. Segue o apóstolo dizendo que se tivesse fé suficiente para transportar os montes, sem amor, nada seria. Seria algo tão glorioso falar-se em todas as línguas dos homens e dos anjos quanto seria transportar os montes através da fé. São eventos colocados pelo apóstolo lado-a-lado como sendo equivalentes.

A.4. É a glossolalia a Língua dos Anjos?

Alguns têm afirmado que a atual glossolalia é a língua dos anjos. A glossolalia é um falar em êxtase, composto de 10 ou 20 vocábulos combinados de 20 ou 30 formas distintas. Na verdade a glossolalia não passa de uma série de sílabas desconexas, colocadas ao acaso, sem a formação de estruturas lingüísticas definidas. E isto a desqualifica primeiramente como uma língua, já que não tem nenhuma das estruturas necessárias para ser assim considerada, e deste modo, isto também a desqualifica como sendo uma das línguas dos anjos.
Devemos estar cientes de que os lingüistas são capazes de observar em uma comunicação falada estruturas como substantivos, expressões adverbiais, pronomes, adjetivos, conjunções, preposições, etc. Assim, se as pessoas que alegam falar a língua dos anjos estivessem de fato falando uma língua poderíamos reconhecê-la como sendo uma língua verdadeira e real, ainda que celestial, o que definitivamente não acontece.

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).
(retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/ - ESTUDE -> Pentecostalismo/ (retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/ retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )
Related Posts with Thumbnails