SEJA BEM VINDO, BAIXE OS MP3, PDF´S, ASSISTA OS VÍDEOS E SEJA MAIS UM SEGUIDOR DESTE BLOG, ESPERO QUE ENCONTRE O REAL ENTENDIMENTO DOS DONS EXTRAORDINÁRIOS ASSIM COMO A VALORIZAÇÃO DA "SOLA SCRIPTURA".

Daniel 9:24
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.

BONS ESTUDOS E NÃO ESQUEÇA DE BAIXAR O MAIOR NÚMERO DE ARQUIVOS QUE PUDER, LEIA, ESTUDE, MEDITE, ORE, CONGREGUE E SEJA CONSTANTE NA OBRA DO SENHOR!
MUITO OBRIGADO!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Eles quase foram espirituais, mas...

(uma perspectiva pentecostal da história)
Como seria bom, sim, como seria – se muitos homens do passado pudessem sentir o que sinto, pudesse falar em línguas e profetizar.
Quando penso nos cristãos perseguidos em todo império romano, aquele sofrer terrível, a pressão psicológica, as dores físicas, a perda de um ente querido, adultos e crianças, os imperadores e muitos mercenários não pouparam ninguém.
Depois as grandes lutas dos “pais” da igreja contra falsas doutrinas, contra o novo sistema religioso/cristão que se implantara com o Estado Romano, quanta divisão e confusão nesta época. Mas o tempo passou até que certa luz brilhou em meio a era das trevas, aliais, muitos focos de luz já brilhavam paralelamente à igreja (grande prostituta), os Valdenses e muitos dos Anabatistas, nomes como John Wycliffe e João Huss, logo depois outros lutadores surgiram, Ulrico Zuínglio, Johannes Oekolampad e Erasmo de Roterdão. Fico imaginando as situações que estas pessoas passaram, irmãos sim, homens de fé, porém lhe faltava algo, como viviam sem os dons extraordinários? Bem, coisas que não entendo.
Não desejo pensar nada de mal contra tais homens, sei da importância de cada um destes homens na história, seus movimentos mudaram toda uma europa sem duvida alguma, no entanto, ao avaliar a explosão pentecostal de 1890 até os dias de hoje, esta mistura seria a ideal, os guerreiros poderiam estar também com o fogo.
Já como reformadores, senhores como Lutero, Calvino, Knox e os reformados da geração seguinte, John Owen e os puritanos, congregacionistas, batistas como John Gill e escritor do livro mais vendido em todo planeta depois da Bíblia, O Pelegrino, John Bunyan (este se levantou fortemente contra aqueles que a história relata e confirma foram nossos(pentecostais) antecessores os quakers), presbiterianos, os tão queridos e admiraveis irmãos moráveis, os metodistas, os grandes pregadores do avivamento John Wesley e George Whitefield, sem esquecer de mencionar do glorioso compositor Carlos Wesley que influencia o canto congregacional até nossos dias, na América um nome fez a diferença, Jonathan Edwards, muitos o tem como o maior nome da teologia depois de Paulo o apóstolo, Edwards é conhecido como o maior filósofo dos Estados Unidos além de ser chamado de o "teólogo do avivamento", mas mesmo assim ainda acho que eles não entenderam a grande benção de se obter a segunda benção, sim, John Wesley pode ter sido um pouco diferente de todos que eu disse até agora, claro, ele que iniciou o movimento holiness, sem duvida ele já estava mais encaminhado que todos os outros para obter as experiências pentecostais, mas ainda assim ele não foi um entendedor do assunto. O tempo passa e a história conhece o príncipe dos pregadores, sim, Charles Haddon Spurgeon, este muitos poderiam dizer, este foi o cara, vários livros, escola de pregadores, orfanato, teve peito para sair da convenção batista que fazia parte, pois não queria se sujar com as más doutrinas e costumes que ali se instalou, mas como pode este grande pregador não ter entendido o profetizar revelacional? Este mesmo chegou a afirmar: “a. Em uma quantidade de sermões testifica este mesmo ponto de vista. "Os apóstolos pregavam e foram homens escolhidos como testemunhas, porque pessoalmente havia visto o Salvador, um ofício que necessariamente desaparece apropriadamente, porque o poder milagroso também se retira". b. Não podemos esperar nem necessitamos desejar os milagres que acompanharam o dom do Espírito. As obras do Espírito que hoje são concedidos a igreja de Deus são em todo sentido tão valiosos como aqueles dons milagrosos anteriores que desapareceu da nossa presença. A obra do Espírito Santo mediante o qual os homens recebem vida de sua morte em pecado, não é inferior ao poder que capacitou os homens a falar em línguas".
Mas as coisas começaram a melhorar com Charles Finney e a inclusão do verdadeiro avivamento, mais humano, subjetivo, algo pessoal, pelo menos assim entendo com a história, logo tudo começou a mudar com pessoas como, Pastor Charles Fox Parham, “Irmã” Aimee Semple McPherson (notem, uma mulher, neste movimento não há preconceitos), William Joseph Seymour, Pastor A. A. Allen, Agnes Ozman (outra mulher!!!), o tão conhecido Pastor Jimmy Swaggart, sem contar os suecos que vieram para o Brasil Daniel Berg, Adolf Gunnar Vingren e Lewi Petrus Pethrus pelo lado das Assembléias e os italianos Louis Francescon e Giuseppe Beretta pelo lado da Congregação Cristã. Homens que tinham como base as grandes experiências do falar em línguas, profecias e curas. Não estou nem pensando em desmerecer aqueles homens do passado que aqui fiz questão de nota-los, realmente foram significativos para a história do cristianismo mas o movimento pentecostal mudou tudo, a segunda benção, o poder e o vigor vindo do alto... Sim, isto é para os dias de hoje, mesmo todos estes teólogos e pregadores terem negado a conteporaneidade dos dons que encontramos em Coríntios, bem, amo a história da igreja e digo, esta nunca esteve tão firme como hoje, ministérios invadindo Camburiu, São Paulo tremendo, homens mesmo sem muito ensinamento teológico mas com ânsia de evangelismo virando missionários e conferencistas, que glória! Ainda existem os “tradicionais”, sim, respeito de todo coração, mesmo não me cumprimentando na “Paz do Senhor”, são pessoas que merecem nossa atenção, hoje existe até grupos que se auto-denominam pentecostais-reformados e reformados-carismáticos, não sei o que Lutero e Calvino achariam disto visto que estes eram tão “Sola Scriptura”, mas os dias de hoje são assim mesmo, temos que buscar a verdade onde quer que esteja, temos que ser verdadeiros evangélicos meio a tanta confusão. Só peço e oro por mais avivamento profético e união das denominações, pois sei que a história da igreja cristã andará mais firme com línguas e profecias que voltaram a todo vapor a pouco mais de 110 anos. A história só esta começando, muitos quase foram espirituais, mas... sou mais o pentecostalismo de Parham.

Marcel Lira

2 Pedro 3
1 ¶ Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero;
2 Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador.
3 ¶ Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,


2 Timóteo 3
1 ¶ Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
7 Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.


2 Tessalonicenses 2
1 ¶ Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,
2 Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
3 ¶ Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
4 O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
5 Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
6 E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
7 Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;
8 E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
9 A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.
13 ¶ Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;
14 Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
15 Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
16 ¶ E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,
17 Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.


Mateus 24
5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Related Posts with Thumbnails