SEJA BEM VINDO, BAIXE OS MP3, PDF´S, ASSISTA OS VÍDEOS E SEJA MAIS UM SEGUIDOR DESTE BLOG, ESPERO QUE ENCONTRE O REAL ENTENDIMENTO DOS DONS EXTRAORDINÁRIOS ASSIM COMO A VALORIZAÇÃO DA "SOLA SCRIPTURA".

Daniel 9:24
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.

BONS ESTUDOS E NÃO ESQUEÇA DE BAIXAR O MAIOR NÚMERO DE ARQUIVOS QUE PUDER, LEIA, ESTUDE, MEDITE, ORE, CONGREGUE E SEJA CONSTANTE NA OBRA DO SENHOR!
MUITO OBRIGADO!

sábado, 12 de dezembro de 2009

Porque não posso ser mais Pentecostal/Carismático

Breve testemunho!

O tema em questão é algo muito polêmico, para mim foi até que pelas Escrituras encontrei as respostas, acredito que este tema tem sido o motivo de tanta confusão e separação no meio “evangélico” nos últimos 100-110 anos. Não faz parte de meu objetivo impor algo aos leitores, não desejo passar minha “confissão de fé” e fazer com que creiam em tudo, pelo contrário, assim como todos estou aprendendo a cada dia.

Houve um tempo e de certa forma ele ainda se faz presente em que desejava respostas, não só uma, mas várias, eu como um típico pentecostal que era, fui batizado no ES, falava constantemente em línguas e claro, era um exemplo de benção para minha comunidade. Evangelizava, levava pessoas para igreja (talvez um dos jovens que mais fez isto). Era um rapaz que seguia a cartinha ou pelo menos tentava, alguém pode dizer; “mas isto não é o pentecostalismo”, bem, então diga isto para 98% das igrejas pentecostais em todo mundo, pois quem já participou de vários congressos, manhãs de avivamento, evangelismo no bairro, visitas nos lares, campanhas de várias coisas, sabemos muito bem que poucos dos pentecostais saem deste padrão (alienação), são pessoas que são honestas com a Palavra, que tentam realmente seguir o que a Bíblia diz sem fazer parte do sistema farisaico de muitos pastores e lideres que são autoritários e inflexíveis (cada um dos leitores deve ter algumas boas histórias sobre isto) e é fato, mesmo existindo a “classe” tradicional, histórica, clássica e como alguns chamam, descentes, em alguns pontos de suas doutrinas não estão certos, pregam coisas como perca da salvação deixando dezenas de versículos de lado e seus contextos, como por exemplo João 3.16 ou ainda 1 João 1.9 e Efésios 4.30 (quem os lerá?), sim, alguns dizem acreditar que a Bíblia é a autoridade absoluta, mas aceita novas revelações e boa parte de cunho subjetivo para fins pessoais. (caso fossem verdadeiros (o que não são) deveriam edificar a igreja e não emocionar o individuo)

O tempo passou, veja só que interessante, eu e minha namorada (hoje esposa), minha cunhada e outra irmã fomos evangelizar um vilarejo que beira a Rodovia Anhanguera em SP, entre as cidades de Cajamar e Jundiaí. Iniciamos o trabalho e até conhecemos uma família que estava começando uma igreja nesta vilazinha, oramos com eles e seguimos andando pelas poucas ruas e trilhas deste retirado lugar. Falamos de Jesus para um bom número de pessoas, oramos por algumas delas e para mim, mesmo fazendo o que estava fazendo tinha algo que estava errado, saí de lá com uma pulga atrás da orelha, isto que acabei de fazer não sabia se foi feito segundo o ensinamento bíblico de fato e perguntas surgiam em minha mente, até que recebi um e-mail que se tratava de um curso de evangelismo bíblico de 3 dias em São Paulo, me inscrevi e fui, graças à Deus que fui neste curso pois minha postura mediante a Palavra de Deus e seus preciosos ensinos começou a mudar naquele instante, para quem deseja saber, o curso fora baseado neste site EVANGELISMO BIBLICO. Sem duvida o melhor sobre o tema em língua portuguesa.

Com o passar dos meses comecei a procurar saber mais sobre os temas “novas revelações”, línguas, profecias, visto que agora o valor pela Palavra era outro, com isto precisava me aprofundar nos tais temas, já tinha conhecido do livro de Wayne Grudem defendendo a posição pentecostal contemporânea além de viver boa parte de minha história na Assembléia de Deus, vendo e participando de tudo. No inicio de minhas leituras, estudos e meditações não aceitava tudo que lia e ouvia ou, simplesmente, não entendia o porquê dos dons deveriam ter cessado, mas aos poucos fui lendo mais e persistindo em ver o outro lado da moeda e num dia que nem deseja ter esta resposta, lendo Isaias vi claramente este rico texto tão claro que regozijei em minha alma (pelo que lembro fiquei sorrindo sozinho e exaltando à Deus por ter me mostrado tão grande e indiscutível verdade).

Medite no texto que segue:

“Isto é uma citação do profeta Isaías. Leiamos as palavras em Isaías 28.11,12, “Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo. Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir”. Isaías profetizou antes e durante o cativeiro Assírio do reino do norte de Israel. Ele pregou as mensagens proféticas de Deus tanto a Israel como a Judá. No capítulo 28.1-13 ele repreende o reino das Dez Tribos de Israel, aqui chamadas Efraim, pelo seu pecado de não escutarem a mensagem que o Senhor lhes enviou. Esta mensagem tinha sido enviada repetidas vezes e do modo mais simples, e, claro, na sua própria língua por meio dos profetas Hebreus. A rejeição contínua a que votaram a mensagem divina fez com que agora fossem levados para a Assíria. Lábios gaguejantes e uma outra língua – a dos seus captores – seria a mensagem de juízo de Deus para com eles. Eles não quiseram escutar a chamada de Deus ao arrependimento, ao refrigério e ao repouso, na sua própria língua; agora teriam que ouvir a Sua mensagem de repreensão numa língua diferente.
Foi este versículo que inspirou Paulo em I Cor. 14.21. A língua estranha dos Assírios era o sinal de Deus para Israel que indicava a rejeição deles nos dias de Isaías. Era uma mensagem de juízo. As línguas estranhas escutadas no dia de Pentecostes – que eram provavelmente 14 – foi o sinal de Deus para Israel de que eram de novo rejeitados e que a mensagem do evangelho ia agora para os gentios na sua própria língua. Assim, parece ser bastante claro que os descrentes em I Cor. 14.22 refere-se ao povo Judeu. Os sinais estão sempre relacionados com Israel; não com a Igreja. Paulo não deixa disso qualquer dúvida quando diz aos Coríntios que «os Judeus pedem sinal». Em cada uma das 3 ocorrências de línguas no livro dos Atos (2, 10,19) elas são um sinal para os Judeus incrédulos. Nas 3 passagens há um elemento comum: há Judeus em todas elas.”

Este foi o meu inicio para esta sã doutrina, eu que já “profetizei”, “sonhei”, tive “visões”, falei em “línguas” e tudo mais... Deus me deu alivio e paz no coração mediante sua Palavra, por isto posso dizer em alta voz estes versos em salmos 19:

A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.

Ou seja, não creio no batismo no ES tendo como evidencias as línguas, mesmo porque Paulo deixou claro que devemos reconhecer um irmão pelos frutos Gl. 5 e que nem todos falavam em línguas em Coríntios e dá a entender em qualquer cidade e comunidade onde havia cristãos nem todos falavam em línguas, imagine hoje o Apostolo chegar em uma Convenção Pentecostal e afirmar que nem todos devem falar em línguas mas buscar a excelência do amor, imagine o problemão que muitos teriam que resolver! 1º Cor. 12.28-31:

E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?
Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?
Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

Obs1.: Línguas esta listada como uma das últimas nesta relação, que coisa não???


Todavia, creio no batismo com ES na conversão do pecador:

Romanos 6.1-4:

Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.



1 Coríntios 12:13:

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Gálatas 3:27:

Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.

ou ainda


Efésios 1.13


Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.


Obs2.: Sei que não são todos, mas com todas estas passagens ainda tem pessoas que acreditam que o crente pode ser possesso por demonios (mesmo sendo uma "doutrina" do neo-pentecostalismo ela está grandemente divulgada entre os pentecostais), impossivel, sofrer opressões e tentações, sim, possessos impossivel, SELADO tanto para o que esta dentro quanto para o que esta fora, e lembremos:


1 João 4.4

Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

Sei que muitos passaram pelo que passei, outros passarão e é evidente que milhares estão passando e é por este motivo que criei este blog, para ajudar aqueles que viram os males da doutrina pentecostal, 100% experimental e subjetiva, que Deus ajude a todos quantos estiverem buscando a clareza das Escrituras. Continuo tendo amigos(irmãos) de coração que são pentecostais (tanto é que no momento em que escrevo este testemunho faltam 6 horas e 27 minutos para o casamento de um irmão que mesmo eu não estando congregando mais na Assembléia me convidou e eu carinhosamente irei), amo minha família e familiares que são maioria pentecostal, pois sei que pela graça Deus salvou muito deles, mas não posso negar passagens como:

1 Timóteo 4:16
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Gálatas 1:9
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

Atos dos Apóstolos 20:30
E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

1 Timóteo 4:1
Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;

2 João 1:9
Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.

2 Timóteo 3
Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,
Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou;
E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Hoje sou criticado por desejar olhar e conferir na Palavra de Deus, as doutrinas e ensinamentos antes de começar uma conversa, já fizeram comentários que eu ERA uma pessoa espiritual e coisas do genero. Querido leitor, poderia escrever muito mais sobre meu testemunho e colocar dezenas de passagens bíblicas que colaborariam para esta posição que abordo, mas o objetivo é deixar claro que tenho um real motivo para batalhar ainda mais pela sã doutrina, mesmo sabendo que alguns dos pentecostais são sérios e sinceros, não significa que estão certos neste ponto, assim sendo, peço que baixem os arquivos disponíveis e tenham um ótimo estudo.

Deixo duas sugestões, 1 livro e um link:

1º INDICAÇÃO

2º INDICAÇÃO

Estude e nunca deixe de congregar, batalhar pela fé e evangelizar.

Paz

Por Marcel Lira
Obs3.: É por tudo isto que não posso ser mais Pentecostal/Carismático;
não tem como contextualizar biblicamente os dons que teve seu propósito para os dias de hoje
a Palavra é suficiente para o crente, tanto para esta vida quanto para o porvir
a verdade não parte de minha experiência mas sim da doutrina, ou seja, desejo mesmo sendo um falho pecador, obedecer a Palavra e não minha mente, meu coração, minha carne ou aos homens!
Deus diz que seremos conhecidos pelos frutos e não pelos dons
O batismo no ES com evidencia em línguas é oriunda do movimento de "santidade" assim sendo, nem erro doutrinário é pois não tem a Palavra como base, fica certo então que a segunda benção do movimento pentecostal conhecido como o "falar em línguas" é uma invenção humana de fato!!!
Related Posts with Thumbnails